Pós graduação em direitos humanos

92
visitas
Pós graduação em direitos humanos

Muitos alunos que encerram a graduação optam por realizar um processo de pós graduação.Por que não uma Pós graduação em direitos humanos? Na maioria dos casos, esse método escolhido serve para assegurar uma formação mais eficiente, ou para complementar algum dos assuntos explorados ao longo da faculdade.

Se você dispõe de meios e pode optar por uma pós graduação na faculdade de sua escolha, uma boa ideia é começar a pesquisas sobre valores, processos de seleção e assuntos disponíveis para inscrição. Existem cursos de pós graduação dos mais diversos ramos de ensino. Por isso, tenha certeza de que você está escolhendo o segmento de sua vontade e de que não existem outras possibilidades mais atrativas.

Pós graduação em direitos humanos – funcionamento

Esse curso funciona de maneira um pouco distante dos cursos de graduação. Enquanto na faculdade regular você opta por um ramo do mercado, como arquitetura ou história, na extensão você opta por assuntos mais fechados em si, como mídias sociais ou direitos humanos. Vale lembrar um ponto importante: não tem problema se você é de uma área totalmente diferente de sua pós graduação. Na maioria dos lugares, você pode fazer cursos em qualquer área.

A única limitação seria o contato com o ramo que ficaria um pouco debilitado. Por sorte, já temos um ensino eficiente o bastante para que esse buracos sejam tapados e para que todos os alunos tenham um aproveitamento parecido no decorrer dos anos. Assim, se você se dedicar, pode optar por diferentes áreas e ainda expandir seus horizontes profissionais, visando principalmente mais oportunidades de emprego.

Leia Também:  Ministério dos Direitos Humanos

Quem pode fazer uma pós graduação em direitos humanos

Qualquer um pode se inscrever em um curso de pós graduação em direitos humanos. Basta ter interesse pela área de humanidades em geral, e saber que a questão dos direitos humanos envolve disciplinas como geografia, história, filosofia e sociologia. Todas essas áreas de estudo são integradas no pensamento humano e podem auxiliar no entendimento de como as sociedades de desenvolvem e como elas planejam leis de funcionamento, assim como princípios básicos que regem a integração social.

Se você é um profissional recém formado de Direito, você deve ainda mais considerar a área, pois ela está relacionada de forma íntima com as disciplinas cursadas na graduação. Desse modo, você poderá ficar mais atualizado em relação às questões e demandas da sociedade contemporânea. O curso de direitos humanos apresenta temas para trabalhos futuros que são complexos e estão relacionados ao exterior de atuação.

Se você é ou pretende ser um pesquisador de humanidades, esse curso de direitos humanos também pode ser uma ótima oportunidade de atuação. A atualidade dos temas abordados e o componente profissionalizante do ensino são demandas que viabilizam a inserção do pesquisador nesse segmento de estudos. Questões teóricas, processuais e humanistas, por exemplo, podem pedir o parecer ou a pesquisa efetiva desses especialistas. Inclusive, as questões mais práticas, como a resolução de novas leis e diretrizes de direitos humanos, podem precisar da análise do pesquisador ou do profissional de direito com pós graduação.

Temas abordados pelo curso

Alguns temas dentro dos direitos humanos são abordados com muita frequência pela maioria dos cursos de especialização. Alguns exemplos dessas temáticas são: os direitos fundamentais, a sociologia da violência, o direito eletrônico, as relações de trabalho, os direitos relacionados à família, os direitos do meio ambiente e sustentabilidade, a bioética no contexto dos direitos humanos, a proteção às crianças e aos adolescentes, os direitos das pessoas com deficiência, os direitos fundamentais da mulher, os direitos raciais e a discriminação por cor, as relações internacionais no âmbito dos direitos básicos e as metodologias de pesquisa científica na área de humanidades. Todas essas matérias são ministradas obrigatoriamente a quem escolhe se inscrever e devem ser cursadas para o resgate do diploma de especialização.

Leia Também:  Carta Africana de Direitos Humanos

Onde estudar os direitos humanos

Se você tem interesse pela área, existem diversos locais para inscrição nos mais variados cursos. Primeiramente, você tem que saber onde procurar. Para isso, o ideal é pesquisar fisicamente na instituição de sua graduação para saber as propostas de curso na sua faculdade. Essa alternativa pode ser fonte de descontos para ex-alunos e oportunidades exclusivas. Por isso, não deixe de verificar no período próximo à graduação se você realmente estiver decidido.

A outra alternativa é procurar por meio de plataformas online as alternativas de cursos disponíveis em sua cidades ou nas proximidades, caso você possua disponibilidade de se mudar ou se deslocar por longos trajetos. Existem centros urbanos com um número muito grande de faculdades, e a boa notícia é que a maioria dos estabelecimentos já possui um programa de pós graduações. Esse vem se tornado um investimento crescente, principalmente nas áreas em que há demanda e em que os alunos estão procurando por especializações.

As demandas do mercado também fizeram com que a maioria das universidades abrisse as portas para esses cursos. Isso ocorre, pois o mercado está saturado. O tanto de graduados nas mais diversas áreas fez com que o mercado exigisse um profissional mais bem relacionado e mais habilitado para lidar com as adversidades do cotidiano de trabalho. Esse é outro motivo pelo qual você deve pensar em se inscrever em um curso extensivo. Se você precisa desenvolver seu currículo profissional em humanidades, faça o curso de direitos humanos.

Algumas faculdades dos grandes centros do Brasil possuem excelência nos cursos de pós graduação. Geralmente, são as faculdades particulares com nomes renomados como a PUC ou a Universidade Mackenzie que dominam o mercado e oferecem boas oportunidades. Você ainda pode optar pelo processo seletivo de universidades públicas, como a USP, a UFScar, a Ufabc, a Unesp, entre outras. Esses processos são mais concorridos, por possuírem um número muito grande de inscritos e interessados. Por isso, estude os assuntos da prova, analise as etapas do processo e tenha um excelente desempenho.

Leia Também:  Características dos Direitos Humanos

Com certeza, o sucesso no processo seletivo já é o primeiro passo para um futuro profissional extenso e valioso. Depois disso, a tarefa é mais simples: se esforce no curso, faça bons projetos e ganhe um nome dentro da instituição para abrir suas portas.

Gostou de saber sobre a Pós graduação em direitos humanos? Deixe seu comentário logo abaixo.

Pós graduação em direitos humanos
5 (100%) 1 vote

Deixe uma Resposta

Favor faça seu comentário
coloque seu nome aqui